É de extrema importância que as famílias participem do desenvolvimento socioemocional dos estudantes, potencializando-o ou até mesmo se desenvolvendo conjuntamente. Contamos nas nossas jornadas com atividades para serem realizadas em casa e também oferecemos encontros específicos para as famílias de cada escola parceira.
Consideramos fundamental que os educadores que trabalham com desenvolvimento socioemocional recebam apoio, escuta e atenção para lidar com conflitos e questões que aparecem ao longo desse trabalho. Além disso, nossa assessoria faz o trabalho de cocriação das trilhas com os educadores, entendendo as necessidades únicas de cada turma e pensando as melhores estratégias para cada situação.
Cada estudante recebe um material individual, em que o modelo varia de acordo com a faixa etária, com o qual irá trabalhar o ano todo. Da mesma forma, os educadores recebem um fichário com a descrição completa de todas as atividades a serem realizadas durante o ano letivo.
A Práxis é a formação da Electi presente na Jornada SER. Equilibrando prática e teoria, temos como objetivo desenvolver as habilidades e competências socioemocionais e de trabalho com metodologias ativas. Trabalhamos com homologia de processos onde os educadores experienciam atividades muito semelhantes às que irão viver com os estudantes e aprendem a partir disso.
Nosso diagnóstico é feito com questionários e entrevistas com educadores, gestão da escola e estudantes. Entregamos para a escola um relatório completo traçando um cenário de como vemos o socioemocional na escola, os pontos de atenção e de potência e também um comparativo com a média das escolas que já trabalham com a Jornada SER.